COMO TRANSFORMAR SUA MARCA EM OBJETO DE DESEJO: 20 PASSOS

Que vender é importante nós sabemos. Agora, mais importante ainda, é transformar a experiência do cliente com a sua marca em objeto de desejo, algo que faça ele querer voltar. Entenda como:

1. STORY TELLING: Conte uma história

As pessoas se identificam com histórias, no entanto, contar sua história ou a história da sua marca o aproxima mais ainda do consumidor.

2. VALOR

Descubra com qual valor você quer que sua marca seja associada.

3. LIFESTYLE

Descubra qual o estilo de vida você quer que sua marca remeta.

4. TRADIÇÃO + PERTENCIMENTO

Faça com que seu cliente queira consumir a marca e pertencer a algo maior, como exemplo: uma marca de bicicleta juntar grupos de ciclistas para encontros, corridas de bicicletas etc transformando em um clube.

5. PROTEÇÃO

Indique proteção e segurança ao seu cliente tanto em sua loja quanto em seu produto e serviço.

6. CONSCIÊNCIA SOCIAL + CONFORTO + MODERNIDADE

Transforme o ambiente de sua loja online ou física em um lugar que as pessoas encontrem sofisticação e conforto. Como exemplo: uma marca de roupas em NY que construiu uma lavanderia e um café para os estudantes (seu público alvo por ser uma marca de roupas jovens e estar localizada ao lado de uma Universidade), ou seja, enquanto ele espera para lavar sua roupa, ele toma um café e estuda ou lê um livro dentro da loja, tornando a experiência dele tão incrível que ele sente a necessidade de consumir o produto, ou estar ali e publicar algo em suas redes sociais = PROPAGAÇÃO.

7. COLLABS

Muitas marcas fazem parcerias estratégicas com outras marcas de segmentos diferentes. Como exemplo: FARM + ADIDAS.
O conforto de uma marca esportiva com o estilo e estampas de uma marca super cool

8. DIFERENCIAL

É importante você conhecer seus concorrentes para saber qual o seu diferencial no mercado. É isso que vai fazer com que você atinja um público maior.

9. ANALISAR TENDÊNCIAS MUNDIAIS

Ter um meio de pesquisa de moda ou do seu segmento a nível mundial é importante: sair da zona regional e tornar sua marca à frente dos seus concorrentes.

10. ENTENDER SUA CONCORRÊNCIA

Isso vai fazer com que você entenda sua marca também, podendo comparar e estar apto a mudanças caso descubra algo que dê mais certo do que o seu modelo de negócio.

11. ENTENDER A MOTIVAÇÃO DE CONSUMO DOS CLIENTES

Descobrir pelo que seu cliente é motivado a comprar é meio caminho andado para vender bem e transformar sua marca em objeto de desejo. Entenda se o que o motiva a comprar são as promoções, o atendimento de sua equipe, a experiência que ele tem dentro de sua loja ou se é apenas seu produto e preço, por exemplo.

12. CRIAÇÃO DE LINHA DE PRODUTOS ESTRATÉGICA

Além de vender o que você já vende em sua loja, é importante ter outros produtos práticos que além de ampliar suas vendas, transforma sua marca em algo que as pessoas querem ter, consomem e não abrem mão. Como exemplo: se você vende roupa, ou artigos de moda, pense em criar uma essência que seja o cheiro da sua loja, dos seus produtos ou embalagens no caso de uma loja virtual e também algo que você possa vender para seu cliente usar em sua loja, casa ou roupas.

13. CRIAÇÃO DE UM CANAL DE CONTATO COM SEU CLIENTE

Grupos de Whatsapp, “Close Friends” no Instagram, plataforma de comentários em seu site etc. são meios de você se comunicar com seus clientes e poder enviar novidades, convites e informações importantes sobre sua marca.

14. LAYOUT

Naming, Branding, papelaria, site, templates de stories, embalagem, campanhas nas mídias sociais, brindes etc. Investir em tudo isso e ficar antenado o que está na moda até nesses aspectos faz com que o cliente queira receber aquele produto e sinta a modernidade e o carinho que você tem com ele através de seus serviços. Isso conta muito!

15. PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIA PARA MÍDIAS SOCIAIS

Atualizar seus produtos quando chegam as novidades com fotos profissionais e também por exemplo em modelo de Flat Lay (peças na arara, no cabide, etc.).

16. MOSTRAR O DIA-A-DIA DA LOJA

Aproxime seu cliente mostrando o dia-a-dia da sua loja, para que ele se sinta parte disso. No caso de loja online, é interessante mostrar que há um lugar e uma pessoa por trás de um site ou mídia social, então pode ser interessante mostrar um canto do escritório ou até mesmo as caixas saindo para envio.

17. REPOST DE CLIENTES

O cliente se sente muito feliz quando posta algo usando seu produto e você reposta. Primeiro porque há uma necessidade dele aparecer na sua rede social, segundo porque ele vê que você se importa. Com isso, aumenta o desejo de compra para sempre estar ali.

18. ENVIAR MENSAGENS SEM FINALIDADE DE VENDA

Após primeiro contato, envie mensagens ao seu cliente perguntando sobre satisfação ou apenas agradecendo e o convidando a voltar sempre.

19. RESPONDA COMENTÁRIOS EM REDES SOCIAIS

Você precisa ter esse contato com seu cliente: responder mensagens e comentários faz com que você se aproxime do seu cliente.

20. ESCUTE SEU CLIENTE E SUAS NECESSIDADES

Vender é importante, mas se conectar com seus clientes é mais ainda. Se ele está desabafando, ou contando uma história, mostre interesse de forma profissional e tente transformar isso em uma facilidade de venda.

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